E se você fosse Vegetariano? Como isso ajudaria o Planeta?

E se você fosse Vegetariano? Como isso ajudaria o Planeta?

Qual efeito nosso planeta sofreria se todos de repente se tornassem vegetarianos?

Anualmente, são comercializados e consumidos 20 bilhões de frangos, 1,5 bilhão de cabeças de gado, 1,1 bilhão de carneiros e 1 bilhão de porcos, sem contar a parcela da população mundial que consome esses animais de seus próprios quintais.

Tudo isso ?

Para isso, são necessários 33 milhões de quilômetros quadrados de terra para pastagem. Uma área mais ou menos do tamanho do Continente Africano.

Isso sem contar com as terras usadas exclusivamente para produção de comida animal.

Gado e outros animais também afetam o clima terrestre através de larga produção de gás Metano, que é 25% mais potente para aquecer o planeta, que o CO2.

Esse Metano produzido, é mais que todo o CO2 colocado na atmosfera por aviões, trens e automóveis juntos.

Muitos cientistas revelam que a redução no consumo de carne é a melhor estratégia para melhorar o clima da Terra.

E a água ?

A dieta vegetariana, também reduziria o consumo de água fresca do planeta em 70%.

Desse montante, estima-se o consumo de 15 mil litros de água para produzir um quilo de carne bovina, 6 mil litros para um quilo de carne suína e 4 mil litros para 1 quilo de carne de frango, contra 1,6 mil litros para produção de cereais, 900 litros para frutas e 300 litros para vegetais.

Sem contar que 1 quilo de carne tem muito mais caloria que 1 quilo de vegetais.

Isso significa então que não há desvantagens em uma dieta vegetariana?

Bem, ficaríamos sem uma fonte barata para muitos subprodutos da pecuária, como couro de peles de animais ou gorduras animais, que são usados ​​em cosméticos , velas e detergentes.

Embora existam alternativas à base de vegetais, sua produção precisaria aumentar o que significa mais terra dedicada ao cultivo e menos restaurada ao seu estado natural.

E os empregos ?

Um fato mais complicado é que criar e processar animais é um trabalho de tempo integral para mais de 1 bilhão de pessoas, a maioria das quais são agricultores de pequena escala no mundo em desenvolvimento.

Embora alguns possam ser capazes de passar a produzir leite ou ovos, ou mesmo cultivar vegetais, muitos enfrentariam o fato de seu modo de vida se tornar obsoleto.


É claro que qualquer incremento no vegetarianismo provavelmente será um processo gradual, em vez de um corte repentino do consumo de carne.

Todavia surpreendentemente, as tendências estão na verdade na direção oposta, na Índia e na China, onde as pessoas estão ficando mais ricas e, como resultado, consumindo mais carne !

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *