O que é Hermetismo

O que é Hermetismo ?

O Hermetismo , é uma das maiores contribuições culturais que o Egito nos deu, sem dúvida nenhuma ! A Tradição Hermética !

Ela conta que esteve entre nós, o grande Mestre Hermes Trismegisto, o Mensageiro dos Deuses, que viveu há muito tempo atrás, quando a maioria dos humanos ainda era nômade.

De todos os mestres que o Egito formou, ele é considerado o Mestre dos Mestres !

Hermes Trismegistus, o “Três Vezes Grande”, é o nome dado ao fundador da Filosofia Hermética.

Existem diversas lendas sobre sua origem e algumas remetem inclusive ao mito de Atlântida. 

James Charles Kaelin, Jr. Webmaster & Digitizer EarthStation1 http://earthstation1.simplenet.com [email protected]

Outros dizem que ele foi o primeiro faraó e um homem muito sábio e outros ainda, que ele sequer existiu….

O DEUS THOTH

Os egípcios acreditavam que ele era um deus e passaram a chamá-lo de Thoth, e no mundo helênico ele ficou conhecido como o Deus Hermes, ( Mercúrio para os Romanos ) dai o Caduceu de Mercúrio, o cetro com asas e duas cobras entrelaçadas que são o símbolo do Conhecimento.

Ele era considerado o pai da magia e dos conhecimentos ocultos, da alquimia e representava a lógica organizada do Universo. 

Era também chamado de escriba e mensageiro dos deuses, assim como o detentor dos conhecimentos secretos, que foram reunidos em 78 lâminas, que mais tarde viria a ser conhecido como Tarô. 

Os escritos herméticos são uma coleção de 18 obras gregas e as principais são o Corpus Hermeticum e a Tábua Esmeralda,

Estas são tradicionalmente atribuídas a Hermes Trismegistus, não que ele os tenha escrito pessoalmente, mas que a sabedoria ali contida vieram de seus ensinamentos. 

ELE FOI MESTRE DE ABRAÃO ?

Segundo a lenda ele foi contemporâneo de Abraão e foi seu instrutor. Todos os preceitos fundamentais e básicos que  estão nos princípios esotéricos de cada cultura foram formulados por Hermes. 

Desde os mais antigos preceitos da India, da Caldeia, da Persia, da China, do Japão, de Roma e mesmo da Grécia, tiveram como fonte o Hermetismo.

Podemos ainda dizer que as religiões mais novas como budismo, cristianismo, islamismo, tem suas bases místicas nessa tradição antiga, e que deu origem ao termo que conhecemos hoje como ciências ocultas ou ocultismo. 


Algumas tradições judaicas dizem claramente que Abraão adquiriu uma parte de seu conhecimento místico do próprio Hermes.

E se ele influenciou tantas culturas e religiões, como ele é tão desconhecido?

Isso aconteceu porque os ensinamentos herméticos eram passados apenas aos iniciados dentro das ordens secretas no antigo Egito e posteriormente nas escolas de mistérios que foram se espalhando pelo mundo.

 Os cultos raizes e as escolas gregas como os Mistérios de Eleusis e o Mito de Dionísio por exemplo.

Ainda em nossos dias empregamos o termo hermético no sentido de secreto. Fechado, de uma maneira que nada escapa.

O Hermetismo sempre foi uma filosofia teosófica e nunca teve um caráter religioso. 

O antigo ocultismo da India ou da Persia por exemplo, fez que se degenerasse  e perdesse completamente porque seus instrutores tornaram-se sacerdotes e misturaram a a teologia com a filosofia. 

Muitos  conhecimentos puros dessa filosofia, se mantiveram dentro das ordens iniciaticas de forma secreta por muitos séculos.

Foi  apenas em 1908 que o ensinamento foi publicado pela primeira vez em um livro chamada Caibalion.

Este é um livro esotérico e ocultista sobre os princípios herméticos e foi escrito por 3 indivíduos que se auto intitulavam os 3 iniciados.

Segundo eles contém a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegistus, tal qual ensinado nas escolas herméticas do antigo Egito e da Grécia. 

Caibalion tem a mesma raiz de palavra cabalá, que quer dizer algo como uma tradição recebida, manifestada por um ente superior, esse livro se propôs a apresentar os conceitos básicos do Hermetismo para o público em geral.

Os principais ensinamentos desse livro são conhecidos como os sete princípios herméticos. Eles são :

  • O Princípio do Mentalismo,
  • O Princípio da Correspondência,
  • O Princípio da Vibração,
  • O Princípio da Polaridade, 
  • O Princípio do Ritmo,
  • O Princípio de Causa e Efeito,
  • O Princípio de Gênero.

‘“ Os Princípios  na verdade são sete! Aquele que os conhece perfeitamente possui a chave mágica com a qual todas as portas do templo podem ser abertas completamente !”’

Aos hermetistas tudo que acontece é efeito de algo que foi criado por ele mesmo.

E você em vista disso, com essa consciência, pode elevar-se da imensa massa popular e ser um verdadeiro mago !!

Você percebe aqui que essa história de que tudo vibra e você entra em sintonia com a vibração que você emite e capta, é um ensinamento que já existe há pelo menos 5 mil anos !!

ORDENS HERMÉTICAS

Durante vários séculos os ensinamentos de Hermes passaram de pessoa a pessoa através de ordens secretas e em alguns momentos esses conhecimentos pareceram desaparecer como por exemplo na baixa idade média.

Todavia, sempre estiveram presente em ensinamentos como a cabala, na alquimia e nas artes da Renascença.

Homens como Giordano Bruno  e Marsilio Ficino, avivaram essas tradições, e a magia hermética passou por um renascimento no século 19 na Europa ocidental onde foi praticada por pessoas como Elifas Levy e os fundadores da ordem hermética da Goldem Dawn. 

No século vinte ela foi estudada e disseminada por vários oculistas.

Segundo os autores as ordens herméticas  que ficaram consagradas ao longo dos séculos foram a Ordem dos Cavaleiros Templários, a Maçonaria, a e ordem Rosacruz, ordem hermética da Goldem Dawn.

Podemos ainda citar como ordens tradicionais, as escolas que tem em sua base a teosofia e a cabala, como a ordem Demolay, o lendário Priorado de Sião,  o círculo iniciado de Hermes, e a Siriús-Gaia, por exemplo. 

Citação do Caibalion

A verdadeira transmutação hermética é uma arte mental !!”

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *